Progressista ou Conservador?

12. Progressista ou Conservador? “A Igreja precisa de todos”

O Pe. Tiago não tem posicionamento sobre progressistas e conservadores em sua Igreja. Ele é o que podemos chamar, em política, “um liberal”. Moderado em seu ardor revolucionário de educar as crianças do Brasil. Para ilustrar este modo de pensar, ele vai dizendo: “Assim como o exército necessita de departamentos diferentes para vencer uma guerra, a Igreja também necessita de todos, para conseguir seus objetivos. A Infantaria só pode avançar se a artilharia fizer o seu trabalho direito. Assim, os conservadores precisam dos progressistas e vice-versa. A Igreja precisa de todos. O principal é ganhar juntos. O principal é o espírito que une as pessoas”. O padre detesta pessoas que só sabem mostrar os defeitos alheios, mas não sabem olhar para o próprio nariz. Ele fala asperamente dos que só sabem criticar: “Quando alguém aponta o defeito de outro com o indicador estirado e o resto da mão fechada esquece que um dedo aponta o defeito do outro e três dedos apontam para ele próprio.”