PRIORIDADE: A EDUCAÇÃO

11. Prioridade: a Educação e, sobretudo, o amor às crianças

O Pe. Tiago, chegando ao Brasil em 1968, para desenvolver sua ação pastoral, observou que havia um grande número de crianças e, por outro lado, não existia acompanhamento educacional para elas. Daí surgiu a iniciativa de criar os Jardins de Infância para as crianças na fase do pré-escolar.

O reverendo sacerdote em 1972 fez um convite à jovem Luiza Braz.

Em 1973 tiveram início as primeiras turmas do “Pinóquio” em Igapó e “Crianças Felizes” no Bom Pastor. E assim, surgiu o primeiro trabalho educacional através dos Jardins de Infância dirigido pelo Pe. Tiago.

Pelo sucesso obtido nesse trabalho educacional do Pinóquio, o Padre expandiu os Jardins para todas as comunidades das Paróquias Santa Maria Mãe na Zona Norte de Natal e São Miguel em Extremoz.

A partir de 1976, foi criado o Projeto Casulo da LBA para dar suporte a todo esse trabalho realizado junto às crianças entre 3 a 6 anos e meio. A duração desse projeto foi até 1991, atendendo anualmente 2.040 crianças. Assim, durante esse período, foram 34 Jardins de Infância construídos e funcionando. Onde havia uma Igreja, foi construído também um Jardim, com uma ou mais salas de aula. Conferir quadro abaixo:

JARDINS COMUNIDADES
30. A Rosa II
Rego-Moleiro
31. Margarida Pitangi
32. Camélia Extremoz (Centro)
33. Verbena
Contenda
34. Rosa Amélia
Araçá

De 1973 a 2005, foram atendidas mais de 35.120 crianças. Um número considerável desses alunos participa hoje de trabalhos sociais e de evangelização.

A proposta de trabalho desenvolvido nos Jardins está fundamentada nos teóricos Paulo Freire, Jean Piaget, Lev Vygothky, Frenet e Emília Ferreiro, Decroly, Binet,

Dolto, Montessori, entre outros. Atualmente, trabalha-se na perspectiva dos princípios do construtivismo sócio interacionista.

Através do êxito do Projeto Casulo e, com a finalidade de continuidade a esse referido projeto, surgiu o Projeto Elo através da LBA, no período de 1976 a 1991. Sempre destinado à formação dos jovens dos 7 aos 17 anos. Por ano, este projeto chegou a beneficiar 5.500 jovens. Eram diversos cursos: Banda de Música, Flauta, Violão, Teclado, Ballet, Jazz, Ginástica Rítmica, Artesanato, Escultura em Madeira, Motorista, Datilografia, Escoteiros, Bandeirantes, Eletricista, Mecânica, Padeiro, Danças Folclóricas, Fotografias, Manicure etc. No “Casarão” há registro fotográfico daquela época.

Um dos orgulhos do Padre Tiago é mostrar o sonho de educar um homem cada dia mais digno. Ele sabe que os homens bons são a base de qualquer nação que pretende ser desenvolvida um dia. Esta nação até podia ser o Brasil. Ele também sente muito orgulho e demonstra muita felicidade quando fala daqueles que estudaram nos Jardins de Infância”. Muito mais ainda quando menciona pessoas que hoje estão projetadas na vida e foram alunos daqueles “jardins”. Desta forma, mais uma vez constata-se o valioso e incansável trabalho desenvolvido pelo Pe. Tiago ao longo desses 37 anos de Brasil.