HOMENAGENS E TÍTULOS

13. Homenagens e Títulos

As homenagens, títulos e condecorações recebidas pelo Pe. Tiago ao longo de todos esses anos de vida e de missão no Brasil e em sua terra natal são frutos de uma vida de serviço, entrega e doação, além de serem atos de reconhecimento e de justiça, lutando pela promoção humana, contribuindo para que aconteça a passagem de condições menos humanas para condições mais humanas, como Paulo VI definiu o desenvolvimento na “Populorum Progressio”.

Todos esses títulos e homenagens são reparações e formas de desagravos. Pois foram repetidas vezes denunciadas aos órgãos de repressão política como sendo “um subversivo”, e deste modo sofreu, como tantos outros brasileiros, os aborrecimentos da vigilância e da espionagem. Assim, a mentira tornou-se evidente e a calunia contra o Pe. Tiago não encontrou lugar. Ao contrário, se fez justiça a um homem que renunciou o conforto da Europa desenvolvida para se misturar aos pobres da periferia de Natal.

Destacamos alguns dos títulos e homenagens recebidos por ele:

a. Cidadão Natalence, em 15 de janeiro de 1979.

b. Medalha de Mérito Legionário, no Palácio do Planalto, em Brasília, ao lado de Dom Helder Câmara, em 25 de agosto de 1988.

c. Cidadão Norte-Riograndense, em 02 de dezembro de 1992.

d. Diploma de Honra ao Mérito do Ministério da Saúde, pelos serviços prestados à saúde publica, em 22 de novembro de 1995.

e. Homenageado pelo Rei da Bélgica com o Título Real “Cavaleiro da Ordem da Coroa”, em 19 de junho de 1997.

f. Cidadão Sãogonçalence, em 19 de junho de 1997.

g. Comenda “Merito em Educação Prof. Waldson Pinheiro”, em 14 de outubro de 2005.

h. Recebeu da Arquidiocese de Natal o título de Monsenhor que ele prefere não usar para não ir de encontro aos princípios do Evangelho, em 23 de outubro de 2009.

i. Além de tantas homenagens realizadas por inúmeros fiéis, comunidades e instituições por onde passou servindo e contribuindo para o crescimento do ser humano.

Tudo é consequência dos relevantes serviços prestados ao povo da Zona Norte, de Natal e do RN, e sobretudo em benefício dos pequeninos.

< ANTERIOR PRÓXIMO >